Emergências

(11) 5021-5252

Atendimento

08:00h - 20:00h (Seg - Sex)

Localização

São Paulo - SP

Solicite um Orçamento

Política Ambiental e de Sustentabilidade

1. OBJETIVO

A datacriticalTI, em suas atividades de consultoria, projetos execução de serviços e monitoramento de operações, busca a sustentabilidade dos seus negócios, atuando na gestão responsável dos aspectos ambientais inerentes à natureza e escala de cada uma de suas atividades. Com sua Política Ambiental reafirma o compromisso como empresa ambientalmente responsável e busca ser referência no mercado onde atua.

2. REFERÊNCIAS E APLICAÇÃO

A datacriticalTI possui um Sistema de Gestão Integrada, com base na Sustentabilidade ambiental e tendo como referência as Normas:

  • ISO 9001 (Qualidade)
  • ISO 14001 (Meio Ambiente)

As disposições destas normas aplicam-se ao escritório central e a todas as Unidades de Negócio da datacriticalTI.

3. DIRETRIZES

3.1 Gestão

Usar de forma racional e sustentável os recursos naturais, matérias-primas e insumos necessários aos processos de produção:

  • Desenvolver e ofertar produtos que possibilitem o uso racional dos recursos naturais;
  • Prevenir a poluição e riscos ambientais decorrentes de suas atividades e atuar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa com soluções técnicas e inovadoras, mitigando os seus impactos;
  • Cumprir a legislação aplicável às suas atividades, produtos e serviços, atender aos compromissos voluntários assumidos pela organização e estabelecer procedimentos para garantir que insumos de origem ilegal não sejam utilizados;
  • Proteger a biodiversidade, as nascentes e os cursos de água, bem como conservar o solo cultivado, medidas inerentes ao manejo das plantações florestais;
  • Realizar a gestão de resíduos de modo convergente aos conceitos de redução, reciclagem e reuso.

3.2 Melhoria contínua

  • Buscar a melhoria contínua de seu desempenho ambiental por meio de modelos de gestão avaliação periódica de resultados, inovações e tecnologias;
  • Assegurar a incorporação de práticas e processos que visem à saúde e segurança ocupacional dos colaboradores nas atividades da empresa;
  • Implementar programas de treinamento e capacitação que conduzam à adoção de comportamentos seguros, saudáveis e de respeito ao meio ambiente;
  • Estabelecer as ferramentas de gestão específicas à natureza e dimensão de cada princípio em todas as unidades de negócios da organização.

3.3 Comunicação

  • Manter canais de comunicação com partes interessadas sobre os aspectos ambientais, sociais, produtos e serviços;
  • Documentar e divulgar os escopos e resultados alcançados no atendimento aos compromissos socioambientais, assumidos voluntariamente pela empresa.

4. METODOLOGIA

4.1 Levantamento das condições ambientais e análise de impactos

Através da Planilha LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais, a datacriticalTI mantém um levantamento dos aspectos e impactos ambientais aplicáveis a todos os seus processos, nas áreas administrativas, operacionais e em serviços em campo compreendendo:

  • Fonte do aspecto e impacto no meio ambiente
  • Classificação e caracterização do aspecto / impacto
  • Confronto com a legislação
  • Ações preventivas e controles atenuantes
  • Forma de monitoramento, incluindo documentação associada, tais como procedimento, manual, mapa de riscos, entre outros.

4.2 Controle dos resíduos

A datacriticalTI mantém um sistema de Coleta Seletiva de resíduos, implantada nas áreas administrativa, operações e serviços em campo. A gestão dos resíduos é feita através do Controle e Gestão de Resíduos, onde são registrados os tipos de resíduo, sua classificação pela legislação aplicável, maneira da coleta interna e externa e qual o processo aplicado na destinação final. Mantemos também indicadores voltados à redução e eliminação de resíduos.

Lista de resíduos gerados:

Papel e papelão Metais ferrosos (aço, ferro, etc)
Plástico (embalagem, plástico de engenharia, copos, garrafa, etc) Metais não ferrosos (alumínio, cobre e ligas)
Embalagem contaminada (tintas, solventes, etc)
Madeira Entulho (gesso, telha, tijolo, etc)
Lixo sanitário Terra e areia
Lixo orgânico Isopor
Pilhas e baterias Lâ e vidro
Cartuchos e tonners Óleo diesel
Mobília (cadeiras, mesas, armários) Equipamentos de refrigeração
Vidro Componentes eletrônicos (equipamentos de informática)
EPI Lâmpadas fluorescentes

4.3 Controle de emissão de gases de efeito estufa

Os gases de efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa. Os principais GEE que temos são: CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d'água.p

A datacriticalTI mantém Inventário de Gases de Efeito Estufa com base no escopo de missões diretas da empresa conforme abaixo:

ESCOPO CATEGORIA FONTES COMUNS DE EMISSÕES
Emissões indiretas da empresa Fontes Estacionárias Decomposição de carvão, madeira ou resíduos sólidos – geradores que utilizem diesel, caldeiras, fornos, aquecedores e incineradores.
Fontes Móveis Frota da Companhia usando combustíveis- caminhões, ônibus, carros, aviões, barcos, navios e barcas
Fontes de Processo Processos produtivos – fabricação de cimento, produção de alumínio
Emissões Fugitivas Vazamentos – sistema de refrigeração, aquecimento, ventilação, ar condicionado, pilhas de carvão, tratamento de águas residuais no local, aterros, perda de carga (eletricidade)
Energia Energia elétrica, vapor, aquecimento, refrigeração a água refrigerada
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial datacriticalTI www.datacriticalti.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×